Floresta nativa replantada em SP traz de volta animais silvestres

Floresta nativa replantada em SP traz de volta animais silvestres

Ótima reportagem sobre recuperação de áreas degradadas:

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/edicoes/2017/02/12.html#!v/5644953

Replantio da floresta foi todo feito pelas mãos do homem no projeto desenvolvido na cidade de Mogi Guaçu.

José Hamilton Ribeiro Mogi Guaçu, SP

Será que uma floresta tropical plantada pelo ser humano consegue se consolidar?  Há pouco mais de dez anos, o Globo Rural acompanhou o replantio de uma floresta a partir do nada em Mogi-Guaçu, no estado de São Paulo. Agora, surgem os resultados desse grande projeto de reflorestamento.

 

O Parque São Marcelo fica no município de Mogi-Guaçu, na região de Campinas, a 170 km de São Paulo. Há dez anos, a questão era plantar uma floresta. No lugar havia a plantação de mudas de espécies arbóreas. Em outra área degradada, pertencente à uma empresa de papel e celulose, tinham sido plantadas mudas para surgir uma nova mata.

“A minha experiência de áreas que eu já vi anteriormente é de 10 a 15 anos para você ter uma mata bem formada a partir de um plantio semelhante a este”, disse o agrônomo do agrônomo diretor do Instituto de Botânica de São Paulo, Luiz Mauro Barbosa, em entrevista concedida em 2004.

A palavra do agrônomo foi pega como um desafio. Depois de pouco mais de 10 anos, o Globo Rural foi conferir. “Hoje você está numa sombra de uma mata. Há dez anos, nós estávamos ao lado das mudas”, diz Barbosa.

Edição do dia 12/02/2017

Fonte: G1 – Globo Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.